quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Baby Décor 3


Pesquisando sobre o tema babies e seus quartos eu encontrei essa entrevista que as arquitetas Isabella Nalon e Gigi Gorenstein deram na revista Decora Baby sobre como planejar o quarto do bebê, utilizando bem os espaços e deixando o ambiente bonito e funcional.

O que deve ser definido primeiro no quarto do bebê? O tema, a cor ou os móveis?

A primeira coisa que devemos definir é o layout. Um mesmo quarto pode gerar diferentes disposições de mobiliário. É essencial fazer vários estudos de layout e com isso chegar à conclusão do melhor lugar para o armário, para o berço, para a cômoda... Com a disposição dos móveis definida, partimos para o segundo item, também muito importante: o tema. Ele influenciará em tudo: na cor das paredes e dos móveis. É o tema que estabelece o estilo do quarto.

Existe uma seqüencia a ser respeitada para a escolha dos elementos da decoração?

A primeira coisa que deve ser escolhida e comprada é a marcenaria, que pede um prazo maior de entrega. Depois sugerimos a compra do berço e de qualquer outro móvel pronto. Na seqüencia, partimos para a compra do piso, enxoval e cortina. Caso a mãe opte por uma pintura especial na parede executada por uma artista plástica, aconselhamos que ela seja feita após a montagem da marcenaria, da entrega do piso e dos móveis. Por ser delicada, deve ser feita por último, para que não seja danificada.

O que deve ser levado em consideração, em primeiro lugar, no caso de um quarto para mais de uma criança?

Estudar, primeiramente, as possibilidade que o espaço oferece é fundamental, ainda mais no caso de quartos destinados a mais de um bebê ou duas crianças com idades diferentes. O planejamento do local - como ele será utilizado hoje e no futuro próximo - é muito importante. Deve-se fazer sempre as seguintes perguntas: "o que eu quero colocar dentro do quarto?", "preciso colocar uma cama pra babá?", "faço quentão da cômoda ou posso colocar o trocador de uma outra maneira, integrado ao berço ou ao armário?", "estou fazendo este quarto para um período de quantos anos?" e "pretendo me mudar?.

Qual a importância da boa utilização do espaço em um quarto que vai ser compartilhado?

Qualquer canto pode ser útil, para o aproveitamento total. Para isso, devem ser adotadas gavetas embaixo da cama, nichos suspensos, prateleiras, além de considerar a idéia de uma bi-cama ou beliche. Elaborar várias plantas para o estudo do layout pode trazer boas soluções, tornando o ambiente funcional.

E no caso de o quarto ser de um único bebê, porém dividido em áreas distintas? Esse recurso facilita o dia-a-dia da mamãe?

A divisão do quarto por àreas é aconselhada no caso de um espaço grande. Você consegue separar, por exemplo, a área da cama da babá do restante. Mas, independentemente da dimensão do espaço, recomendamos sempre deixar o berço num local de fácil acesso, uma mesinha ao lado da poltrona de amamentar e um trocador que tenha tudo à mão (fraldas, garrafa térmica etc.).

Quais elementos e objetos contribuem no melhor aproveitamento da àrea?

Os móveis planejados, executados sob medida, de acordo com o projeto, podem ser a melhor solução.

Quais as vantagens dos móveis sob medida?

Eles permitem a otimização do espaço. Principalmente nos quartos menores. Além disso, é possível fazer uma marcenaria de acordo com o tema e o estilo do quarto. Porém aconselhamos a compra do berço pronto.

No caso de quartos muito pequenos, o que deve ser feito?

A mãe acaba abrindo mão de algumas coisas: da cama da babá, da cadeira de amamentar ou da cômoda. Um trocador integrado à marcenaria planejada é uma boa idéia.

E, do contrário, em grandes ambientes para um único bebê? Como aproveitar a amplitude?

Espaços amplos são ótimos pois permitem a criação de áreas para uso específico, como o canto para a mesinha de desenhos, ou para o baú de brinquedos. Mas não se deve colocar muitas coisas no ambiente. Ao contrário, deve-se manter a boa circulação para que a criança aproveite a amplitude.

Fonte: Revista Decora Baby (Anuário 2008)

Um comentário: